sábado, 10 de maio de 2014

PRINCESA ISABEL

Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Gonzaga de Bragança. Nasceu a 29 de julho de 1846, no Paço de São Cristóvão, no Rio de Janeiro e faleceu a 14 de novembro de 1921 no Castelo D'Eu, em Paris, na França.
Salientou-se na História do Brasil, por ter assinado a Lei do Ventre Livre, a Lei do Sexagenários e a Lei Áurea, em benefícios dos escravos.
Filha de D. Pedro II e da Imperatriz D. Tereza Cristina, a Princesa Isabel era a herdeira do trono brasileiro, tendo governado o Brasil, tendo governado o Brasil, como regente, por três vezes, na ausência do seu pai.
Casou-se em 1864, aos 18 anos, com o Marechal- do-Exercito Gastão de Orleans, Conde d'Eu. Passou assim a ser, alem de Princesa, Condessa D'Eu.
Desempenhando um alto papel no governo Imperial, ela nunca escondeu sua profunda simpatia pela causa da libertação dos escravos. Chegou a promover festas para angariar fundos destinados 'a Abolição e, segundo cronicas da época, numa quermesse vendeu flores colhidas no Quilombo do Leblon, em beneficio da Campanha Abolicionista.
No seu primeiro período regencial que decorreu de 1871 a 1872, ela assinou a LEI DO VENTRE LIVRE, e no último assinou a LEI ÁUREA que extinguiu, totalmente, a Escravidão no Brasil, recebendo por isso o cognome de "Redentora". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...